quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Prosperidade e Integridade

Daniel – Capítulo 1
5 - E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
8 - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Daniel – Capítulo 6
4 - Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

• Integridade – Do Latim INTEGRITATE – Qualidade do que é íntegro, fundamentado pela retidão e imparcialidade.
• Íntegro – Do Latim ÍNTEGRU – Inteiro, completo, perfeito, exato, imparcial, inatacável.
Nos dias de hoje é comum as pessoas abandonarem valores morais atendendo ás “inclinações da natureza humana”, usam como justificativa a “liberdade”. Mas, seria isso liberdade ou “libertinagem”?
Libertinagem é um modo libertino de viver; libertino é aquele que é desregrado em sua conduta; devasso, dissoluto.
Vivemos em uma sociedade cada vez mais desregrada, uma sociedade em que pessoas que se opõe à libertinagem são satirizadas e até mesmo acusadas de discriminação.
Da mesma forma que na época de Daniel, hoje vemos uma minoria manipulando informações, fazendo parecer que a opinião de poucos é a de muitos.
Mas nós podemos ter a mesma postura de Daniel, podemos optar por “não nos contaminar pelas iguarias”; iguarias que hoje podem ser comparadas á libertinagem imposta sobre nossa sociedade através de estilos musicais, roupas, detrimento dos valores morais, do casamento, da família.
Daniel tinha mais ou menos 17 anos quando foi escolhido para estar próximo ao rei; teria um cargo importante e estaria cercado de pessoas infuentes e poderosas, tudo o que teria de fazer seria "conformar-se com o mundo", com a nova sociedade em que stava inserido. Mas ele teve coragem, disse não; não para atitudes que a princípio eram normais, afinal comer e beber as mesmas coisas que o rei comia e bebia parecia um privilégio, mas não passava de uma armadilha que teria usurpado sua alma.
Foi um político próspero e brilhante, íntegro, inatacável. Qual o segredo? não existe segredo, simplesmente ele era fiel ao Deus que o criou.
Não é porque a maioria faz alguma coisa errada que essa coisa passa a ser certa; tome cuidado com as sutis armadilhas espalhadas em seu caminho, não tenha medo ou vergonha de posicionar-se contra costumes perniciosos que te rodeiam, seja íntegro!

Nenhum comentário: