quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


O dia-a-dia do cristão

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.”
1 Coríntios 10:31-32

Em nosso dia-a-dia passamos pelos mais variados lugares, e convivemos com  pessoas muitas pessoas, cada uma com sua história, sua cultura, seus costumes. Mas nós, como devemos agir? Devemos ser flexíveis e nos moldar com o meio? Nosso comportamento depende de onde e com quem estamos?
No texto apresentado, temos uma orientação clara a respeito desse assunto; o versículo 31 nos ensina que tudo o que fazemos deve ser com o objetivo de glorificar a Deus.
Precisamos escolher o que comemos, o que bebemos, como nos vestimos, os lugares que freqüentamos e as pessoas com as quais convivemos.
O versículo 32 ensina que, por mais que não exista maldade em nossas ações, é necessário entender que devemos evitar  determinadas atitudes que possam trazer uma interpretação errada. Infelizmente não são raros os casos de crentes que deixam de levar em consideração esse ensinamento e causam escândalos para os de dentro e os de fora da igreja. Aprendemos também que não só as pessoas da nossa igreja são escandalizadas, mas também de outras igrejas e até quem não faz parte de nenhuma igreja!
Uma das definições da palavra escândalo é “coisa indecorosa, contrária aos bons costumes”.
Todos conhecem as diferenças de costumes que há entre crentes e não-crentes, quando acontece algo que vai contra os nossos costumes, mesmo que apenas aparentemente, ouvimos frases como: “Depois ainda diz que é crente... se for pra ser crente desse jeito, prefiro não ser”; e o nome de Deus, ao invés de ser glorificado, acaba sendo denegrido devido a tais atitudes.
‘Em Mateus 18:7 lemos: Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”

Tenhamos cuidado para que não sejamos listados em meio aos que trazem escândalos.

 “Aquele que está de pé, cuide para que não caia”

Nenhum comentário: