terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Breve meditação - A Aliança de Deus

Certa vez vi um folheto que trazia, em letras garrafais, o seguinte título:
“Faça um pacto com Deus!”

Aquela frase me chamou a atenção, então comecei a observar como procedem os líderes religiosos ao falar sobre Aliança. Não são poucos os casos em que ouvimos: “Abraão fez uma aliança com Deus”, “Davi fez uma aliança com Deus”, “a aliança de Daniel com Deus”, “faça você também um pacto com Deus”; trazendo o ensinamento da Aliança como sendo uma troca, “procure Deus, faça um pacto com ele, tenha fé, então você vai ter carro novo, altos salários, casas de luxo, não ficará doente, etc.
 Infelizmente milhares de pessoas se deixam levar por “ventos de doutrinas” e “falsos mestres”, sendo enganadas até mesmo em assuntos tão claros como esse.
A Aliança não é uma barganha, a Aliança é uma manifestação da misericórdia de Deus para com o seu povo; vejamos alguns poucos exemplos que nos servem de base:

“Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.”            Gênesis 6:18
“E  eis que Eu estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.”            Gênesis 9:9
“Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.” Gênesis 9:15
“Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;”        Gênesis 15:18

A Bíblia apresenta aproximadamente 550 vezes a palavra “aliança”, em todas as vezes que essa palavra é usada em referência á um pacto ou acordo entre o humano e o Divino, é Deus que toma a iniciativa e propõe a Aliança, um pacto de salvação, sinal da Graça de Deus para com os seus escolhidos.
Por meio de Jesus Cristo temos parte nessa Aliança, e rendemos graças a Deus por ter misericórdia de nós.

Nenhum comentário: