terça-feira, 20 de março de 2012

DEUS, misericordioso apenas?

Hebreus, capítulo 10
26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.


O amor de Deus é algo simples e ao mesmo complexo, e é impossível compreender esse amor se não considerarmos que Deus é Justo (perfeitamente Justo).

Ao falar do amor de Deus, muitos ensinam, erroneamente, que não haverá condenação; segundo essa linha de pensamento, Deus, em seu infinito amor, terá compaixão de “todos” os pecadores e concederá salvação a “todos”, porém isso não é verdade.
Infelizmente muitos líderes buscam adaptar-se aos padrões humanos, arrastam multidões com sua retórica flexível e confortável. Para agradar seus seguidores, usam textos isolados retirados das Escrituras Sagradas, desconsideram contextos e até mesmo usam passagens incompletas para tentar embasar suas próprias idéias.
Um exemplo comum é o uso incorreto do episódio em que os escribas e fariseus trouxeram diante de Jesus a mulher flagrada em adultério (Evangelho segundo João, capítulo 8); citam o versículo 10 e a 1ª parte do versículo 11:
10 - E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno;

Mas, e o final do versículo? Porque não citam?
Pessoas que, acusadas pela própria consciência, tentam adequar a Bíblia ao seu próprio modo de viver, como se fosse possível Deus esquecer sua natureza Santíssima e moldar-se aos costumes humanos.
O grande ensino aqui é a mudança de vida, Jesus perdoa sim a mulher, mas no final do versículo 11 ele adverte:
vai-te, e não peques mais”.
O problema é que adaptar-se aos padrões humanos é desconsiderar os padrões divinos.

A mensagem do evangelho muitas vezes é dura, não tem como “dar um jeitinho”, não depende de interpretação de uma pessoa ou instituição religiosa, não depende de costumes humanos ou culturas; não é Deus que precisa se adaptar ao nosso jeito de viver, nós devemos nos adaptar ao jeito que Deus quer que vivamos.

O texto de Hebreus é apenas um dentre vários que ensinam o destino de quem não vive conforme a vontade de Deus, a saber, a condenação eterna.
Precisamos buscar diariamente ser como nosso Deus (“Sede santos porque eu sou Santo”, 1Pedro 1:16).

Não pense que Deus vai fazer “vistas grossas” para o seu modo de viver; cuide da sua alma, deixe o pecado, busque aprender de Deus e viva conforme Sua Santa vontade!

Nenhum comentário: